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Controle de Peso

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Maçã, novo aliado contra colesterol


Fonte: http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=1279
Estudo recente da Universidade Estadual da Flórida revela que ela também defende o coração e ainda emagrece. Está na imprensa internacional!

Uma maçã por dia pode fazer mais do que manter o médico à distância - pode diminuir os níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom, sem provocar ganho de peso nas mulheres, segundo novo estudo.

As mulheres que comeram 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante seis meses tiveram diminuição de 23% no LDL (colesterol ruim), afirma a pesquisadora Bahram H. Arjmandi, professor e chefe do departamento de nutrição da Universidade Estadual da Flórida. Os níveis de bom colesterol HDL também aumentaram em cerca de 4%, de acordo com o estudo.

O estudo

Para ver como maçãs tinham efeitos sobre a saúde das mulheres, Arjmandi e seus colaboradores escolheram 160 mulheres com idades entre 45-65 e as distribuíram, aleatoriamente, em dois grupos. Um dos grupos comeu 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante um ano e o outro ingeriu outras frutas secas pelo mesmo período. Amostras de sangue foram tomadas depois de três meses, seis meses e, em seguida, no final do período de estudo.

Ao completar um ano, as mulheres que comeram maçã apresentaram menores níveis de colesterol ruim, de hidroperóxido lipídico (produto de radicais livres tóxicos, que causam danos às células e morte no corpo) e da proteína C-reativa, indicadora de inflamação no corpo, do que quando iniciaram o estudo, informaram os pesquisadores.

Também emagrece

Os cientistas também descobriram que o excesso de 240 calorias por dia consumidos a partir do início do consumo de maçã seca, não levou a ganho de peso - na verdade, elas perderam em média 1,5 kg ao longo do ano.

Keri Gans, nutricionista e porta-voz da American Dietetic Association, que não esteve envolvida no estudo, afirmou que se as participantes do estudo comessem maçãs frescas o efeito provavelmente seria o mesmo.
Embora seja difícil fazer comparação exata, uma xícara de maçãs frescas seria equivalente a um quarto de xícara de maçãs secas, disse Gans. Seus benefícios para baixar o colesterol provavelmente vêm do alto teor de fibras que a fruta contem. Pesquisas têm demonstrado que as fibras possuem capacidade de diminuir níveis de colesterol ruim, disse o nutricionista.

Outras vantagens

O estudo, financiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, foi apresentado dia 12 de abril na reunião de Biologia Experimental 2011. A notícia foi divulgada em centenas de publicações ao redor do mundo. A imprensa brasileira não deu qualquer destaque à pesquisa.

Os pesquisadores acreditam que a redução de peso se deve à sensação de saciedade provocada pela pectina e polifenóis contidos na maçã. Estudo feito com animais também têm demonstrado que a maçã favorece o aproveitamento lipídico e reduz a produção de moléculas que podem provocar inflamações. Estudos também estão comprovando os benefícios cardioprotetores do consumo diário na pós-menopausa.

O professor Bahram afirmou que não importa o tipo de maçã que se consuma e que consumir mais de uma ao dia pode ter melhores efeitos.

Fonte: http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=1279

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