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Controle de Peso

sábado, 10 de setembro de 2011

Aprenda 10 dicas para controlar a fome

Créditos: http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000454888


Saber como controlar a fome é um dos principais aliados para quem quer perder peso e levar uma vida mais saudável.
Mudando alguns hábitos e sem tomar nenhuma medida radical é possível evitar os quilinhos a mais ou manter a forma. 
Mas como  evitar comer quando não é necessário ou exagerar na dose comida maravilhosa, que só de olhar é irresistível?
O Portal da Band ( http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000454888 ) preparou uma lista de dicas para afastar a gula:
Fome noturna: Com a correria cotidiana, muitas pessoas acabam tomando um café da manhã fraco ou almoçando muito pouco, deixando para comer mais na hora do jantar. À noite, o ataque da fome é pior e terrível para a silhueta. Para evitar isso, tente comer mais nas primeiras refeições e invertendo a quantidade de comida ao longo do dia.
Mantenha a calma: A ansiedade anda de mãos dadas com o ato de comer descontroladamente. Quando o nervosismo atacar, antes de assaltar a geladeira respire fundo e troque o foco na comida por outra coisa. Uma boa caminhada ou outro exercício é uma excelente maneira de driblar a fome nessa hora.
Prato irresistível: Quando você se deparar com aquela comida deliciosa, antes de começar a refeição planeje o que vai comer e mantenha-se firme na quantidade escolhida. Saboreie seu prato preferido com prazer e demore o máximo que conseguir, assim a probabilidade de repetir é menor.
Espere antes de repetir: O cérebro demora algum tempo – cerca de 20 min. - para entender que o estômago está cheio. Por isso, antes de achar que ainda está com fome e repetir, espere um pouco.

Fibras: As fibras demoram mais tempo para ser digeridas, portanto dão uma sensação maior de saciedade até a próxima refeição. Frutas como abacaxi e laranja, pão integral e aveia têm este efeito.

Proteínas no café da manhã: Assim como as fibras, as proteínas são digeridas mais lentamente do que os carboidratos. Sendo assim, um ovo ou uma fatia de queijo branco no café da manhã ajudam a manter você sem fome por mais tempo.
Use azeite de oliva: O azeite de oliva contém ácido oléico, que reduz a sensação de fome, pois acelera o envio do sinal ao cérebro que indica saciedade.
Tire as travessas da mesa: Longe dos olhos, longe do estômago. Acabou a refeição? Tire as travessas da mesa, assim a tentação de dar só mais uma garfada fica muito menor.
Corte as guloseimas em pedaços: Um estudo publicado no jornal da Associação Americana Dietética mostrou que as pessoas que dividem os doces em pedaços pequenos acabam comendo menos do que as que não o fazem. Por isso, antes de se entregar ao prazer do açúcar, divida as guloseimas em pedaços menores.
Mantenha o hábito: Se você não conseguiu se controlar, ou não pôde seguir os passos para diminuir a fome em um dia, não desanime no outro. O hábito é fundamental para condicionar seu organismo a entender que a quantidade de alimento ingerida foi suficiente.

2 comentários:

  1. BOA DICA PARA EMAGRECER, FIZ UM REGIME HÁ ANOS ATRAS BASICAMENTE DE LEITE DESNATADO E ALLBRAN, PELA MANHÃ NO ALMOÇO FILE DE FRANGO GRELHADO, E A NOITE REPETE O ALMOÇO, NOS PERIODOS DE INTERVALO MAÇA VERDE A VONTADE, MUITA ÀGUA DURANTE O DIA.
    RESULTADO EMAGRECI 20KL.

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    Respostas
    1. Que resultado incrível! Mas não deixa de ser uma dieta arriscada por ser restritiva, né, no entanto, se você conseguiu se controlar e segui-la e, principalmente, manter-se no peso alcançado... aí o que dizer além de Uau!

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