Alcançando o peso ideal... Transformando um sonho em realidade ;)

"O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos dia sim e no outro também!"
Cheguei!!! Alcancei minha meta!!! Graças a Deus!
"Nunca duvide do seu potencial, você pode quando você quer, você consegue quando você luta." Eu lutei e concluí: cheguei aos 60k! 47k off!!!

Gostou? Siga você também e indique a seus amigos!

Controle de Peso

LilySlim Diet days tickers

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Motivação para emagrecer


Como a pessoa pode estar sempre motivada para agir em seu benefício e das pessoas que a cercam? Como superar as dificuldades próprias da vida?
A resposta é bem conhecida: a pessoa deve estar preparada para transpor os obstáculos e conquistar os seus objetivos.
Essa resposta parece simples, mas na verdade não é. Há inúmeros fatores intelectuais e emocionais que influenciam a motivação e que impulsionam ou não a pessoa a agir adequadamente a seu favor. (eu que o diga... ainda aprendendo...)

1- A maneira como cada indivíduo lida com suas emoções dificulta ou favorece a sua capacidade de pensar, de superar os seus problemas e de alcançar os seus objetivos. A imagem que cada um tem de si mesmo regula a energia interior necessária para as ações.
Quando alguém se considera incapaz de fazer algo, fica muito difícil fazê-lo. Muitas pessoas desanimam facilmente, pois o desânimo tem grande poder de sedução e o derrotismo e o vitimismo podem ser tentadores.
2- Durante a vida fazemos nossas escolhas e cometemos erros e acertos. Quanto mais escolhas fizermos e nos responsabilizarmos por elas, mais capacitados ficaremos para agir corretamente. Quanto mais culparmos os outros por nossas escolhas erradas, menos autônomos e mais dependentes seremos. Manter vínculos com pessoas capazes de dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de tábua de salvação. Cada pessoa deve encontrar a melhor solução para si mesma. O auto-conhecimento é a base para qualquer mudança de vida e muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode facilitar esse processo.
3- A psicologia tomou emprestado da física o conceito de resiliência, que é a capacidade de um material resistir a impactos sem quebrar, para explicar a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com problemas e impulsionar sua vida quando confrontadas com adversidades. As pessoas que superam as próprias fraquezas e buscam forças para atingir seus objetivos constituem um exemplo de alta resiliência.
Toda tentativa de mudança pode produzir insegurança, medo e desejo de manter a rotina já estabelecida. Não adianta a pessoa reclamar do destino, ao invés de tentar mudar e começar algo novo. Se nada for feito, a tendência é de maior agravamento dos problemas dia após dia, podendo surgir sintomas de angústia, depressão, úlcera, labirintite e outros distúrbios psicossomáticos.
4- Por que muitas pessoas obesas ou com sobrepeso têm tanta dificuldade em perder peso? Porque provavelmente repetem práticas comportamentais e emocionais que dificultam o emagrecimento. De forma simplificada, podemos dizer que essas pessoas ficam presas num círculo vicioso que as impede de atingir seus objetivos. Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se.
Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa. A tentativa de realizar expectativas ou sonhos alheios não funciona. Só é possível comprometer-se com objetivos se eles forem pessoalmente desejados.
5- O emagrecimento duradouro não combina com alimentação sem prazer ou com guerras diárias contra o desejo e a gula. Por isso, a perda de peso ou a manutenção do peso desejado é acima de tudo um processo contínuo, através do qual a pessoa incorpora hábitos saudáveis progressivamente, os quais deverão ser mantidos de forma consciente e prazerosa.
Todos os que estão sem motivação para adotar um estilo de vida mais saudável, devem parar para pensar e reconhecer que a reeducação alimentar e a rotina de exercícios físicos são escolhas que trarão grande bem-estar físico e mental. Ao sentir os benefícios da mudança de comportamento, farão a si mesmos a pergunta: como eu podia viver daquela forma?
Fonte: CyberDiet


13 comentários:

  1. sinto que nao estou preparada pra vencer muitas vezes algumas decepções.... beijos e lindo dia, obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, a perseverança te dará isso! Quando comecei, também não estava, mas lutei e consegui, ainda luto e estou vencendo! Será assim, pra vc também...

      Excluir
  2. Oi Patricia!
    Tu disse que o post de hoje iria ser bom pra mim, mas não imagina quanto :D
    Me encontrei em muitas situações do texto. Não consigo lidar direito com as emoções, justamente por isso estou emagrecendo e engordando sempre (não é normal alguém emagrecer 30kg e engordar tudo novamente em intervalos curtos de tempo).
    Me lembro que quando eu estava bem magra, com 62kg para (na época) 1,75cm eu me achava gorda, feia, sentia que não tinha emagrecido nada (helloo... 30 kg são NADA, Nat Viegas!?). Eu ficava pensando comigo mesma "tá, emagreci, isso foi tudo que eu sempre sonhei... e agora, sou feliz? me acho bonita?". A resposta era NÃO! E não porque eu não fosse feliz e bonita (aliás, vejo as fotos daquela época hoje e vejo como estava bonita!), mas porque eu tenho uma certa incapacidade de ver o lado bom das coisas e, sobretudo, de mim mesma. E isso dificulta MUITO o processo de emagrecimento.
    Agora mesmo... já eliminei 10kg esse ano, mas continuo me vendo como aquela pessoa de 92kg! Não consigo admitir pra mim mesma que eu venci, que eu consegui (e continuo conseguindo).
    Sei que se eu não tratar essa minha incapacidade, eu nunca vou conseguir emagrecer definitivamente e me sentir feliz. E isso é tudo que eu mais quero (há anos!).
    É exatamente por isso que acho que a terapia vai me ajudar!
    Tenha uma ótima quinta-feira!
    Beijos, Nat

    ResponderExcluir
  3. Aliás, gostaria de te perguntar se eu posso divulgar teu blog (inclusive postar fotos do teu antes e depois) em uma postagem minha lá no blog?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa! É claro que pode, Nat. Fico muito feliz em poder ajudar, e aliás, como vc consegue escrever coisas que eu sinto, que se passam ou passaram comigo! Menina...;)

      Excluir
  4. Oi Amiga eu sempre me senti responsavel pelas minhas desventuras em relação ao peso, e a vida em si,jogar culpa nos outros não iria resolver meus problemas, sempre soube que fui causadora dos males que me cercaram. E so resolvi muitos deles quando enfrentei de frente. um beijo linda tarde.gi

    ResponderExcluir
  5. Oi Patrícia! Vi sua enquete lá no canto e votei simmm! Em casos em que a atividade física não resolve a flacidez, excesso de pele com estrias e etc, é aconselhável. Claro que tens que estar preparada e decidida a isso. Mas eu já pensei várias vezes e sei que terei que fazer.
    Afinal, depois de tanto efeito sanfona e filhos (meu caso) só atividade física não resolve em determinados casos.

    Beijocas pra ti!

    ResponderExcluir
  6. É bom ver que pessoas determinadas sempre alcança seus objetivos.

    Parabéns!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Temos que mudar de dentro para fora, mudar atitudes e pensamentos por toda a vida.
    Não tem como emagrecer e querer continuar com costumes antigos.

    ResponderExcluir
  8. Muitos parabéns Patricia. Vc está muito linda e maravilhosa. Acho que deve fazer a operação sim para ficar mais linda. As vezes só AF não resolve a flacidez. Faça sim, se achar que deve. Bju

    ResponderExcluir
  9. ver tudo o q vc passou me deu um motivaçao gigantesca kkkk mt obg amei as dicas , fico mt feliz por vc ter conseguido isso me da força pra conseguir tb

    ResponderExcluir
  10. Escrevi um texto sobre como encontrar sua motivação intrínseca para emagrecer, a qual acredito que, sem ela, não se tem combustível para ir em frente. Espero que seja útil. http://comeceaemagrecer.com.br/motivacao-emagrecer/

    ResponderExcluir

Ajude a somar, dividir e multiplicar, deixe um pouquinho de você e volte sempre♥!♥!♥!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...